Celebridades e suas vinícolas: quando a paixão vira um negócio

Que o vinho é uma paixão no mundo todo, não há dúvidas. Selecionamos oito personalidades das mais diversas áreas que mergulharam de cabeça no mundo do vinho e produzem seus próprios (e alguns belos) rótulos!

Galvão Bueno, comentarista esportivo
Das narrações esportivas para as vinícolas ensolaradas da Europa. Galvão Bueno descobriu sua paixão pelos vinhos e transformou a paixão em negócio. Hoje, assina, junto com o enólogo italiano Roberto Cipresso, alguns bons rótulos de tintos, como o Bueno-Cipresso Brunello di Montalcino 2007. Além deles, a Bueno Wines, vinícola do comentarista, também produz espumantes e brancos delicados, tanto no Brasil (Candiota, no Rio Grande do Sul) quanto na província de Siena, Toscana italiana.

Sting, músico
O baixista e cantor Sting, do The Police, ama vinhos! Dono, junto com a mulher Trudie Styler, da Il Palagio, vinícola que fica na comuna de Chianti, na Toscana, o músico contratou uma equipe de feras em viticultura biodinâmica, como Alan York para criar rótulos que levam os nomes de seus hits, como o Sister Moon, um tinto produzido com Sangiovese, Cabernet Sauvignon e Merlot. "O vinho é como uma música - tem de contar uma história", ele diz.

Iniesta, jogador de futebol espanhol
Andrés Iniesta, jogador da seleção espanhola de futebol, além de craque também é o dono das  Bodegas Iniesta, em Albacete, na Espanha, no coração da La Manchuela, uma florescente região vinícola, que anda ficando famosa pela qualidade dos seus vinhoos, sobretudo os tintos. A bodega, administrada pela família, é o maior produtor de vinho da região, produzindo mais de 1 milhão de garrafas ao ano, 60% destinadas ao mercado externo! Dos seus rótulos, vale destacar o Finca el Carril Hechicero, um blend de Tempranillo, Petit Verdot, Syrah e Cabernet Sauvignon. Mas a grande aposta é a linha Minuto 116, cujo nome evoca o momento em que Iniesta marcou o gol que deu à Espanha o troféu do Mundial de 2010.

Jay-Z, rapper americano 
O cantor e produtor musical Shawn Corey Carter, mais conhecido como Jay-Z, era tão fã do champagne Armand de Brignac, que comprou a empresa francesa! Tradicionalmente conhecido como “ás de espadas”, por causa do logo, o champagne é produzido por uma família tradicional da região, e desde o século 18 e está entre os mais caros do mercado.

Drew Barrymore, atriz norte-americana
Apaixonada por vinhos, a atriz americana tem sua própria vinícola, Barrymore Wines, na Califórnia em parceria com Kris Kato, da Carmel Road. Ela mesma diz que não chega nem perto de uma planta porque tem péssima “mão”, e define seus vinhos como sendo bons para brindar com amigos: “O prazer do vinho está nas experiências e em construir boas lembranças ao redor de uma mesa” avalia a atriz.

Andrea Bocelli, cantor italiano
A Bocelli Family Wines fica na região da Toscana, em Lajatico. Hoje é gerenciada por Alberto Bocelli, irmão mais novo do cantor, mas está na mão da família desde 1730. Quase três séculos de história com o vinho! Ou seja, os Bocellis não são nada amadores na arte de produzir bons vinhos varietais, com as uvas tradicionais da região, como Sangiovese, Canaiolo, Colorino, Malvasia e Trebbiano. Mais recentemente, vem investindo em Cabernet Sauvignon, além de ter produzido um Sangiovese, moderno e leve, e um Prosecco tão famoso quanto seu ilustre proprietário.

Francis Ford Coppola, diretor norte-americano
Um dos maiores mestres do cinema é veterano no mundo dos vinhos. O diretor Coppola comprou sua primeira vinícola em 1975, logo após o sucesso de “O Poderoso Chefão”, a Inglenook, no Vale do Napa, Califórnia. Com muito empenho, Coppola conseguiu fazer da vinícola um dos maiores produtores dos Estados Unidos. A ideia, no entanto, era sair do óbvio e tornar a Francis Ford Coppola Winery um espaço artístico para o deleite das melhores coisas da vida: "Quando começamos a desenvolver a ideia desta vinícola, pensamos que ela deveria ser um resort, um mundo maravilhoso do vinho. Um parque de diversões onde pessoas de todas as idades pudessem desfrutar dos prazeres da vida - comida, vinho, música, dança, jogos, natação e performances de todos os tipos." Talvez até mesmo por esta vocação para a praticidade e a diversão, a vinícola foi uma das primeiras a lançar seus rótulos de Chardonnay, Pinot Grigio e Sauvignon Blanc em lata e, mais recentemente enlatou também seu primeiro tinto, o  2017 Francis Coppola Diamond Collection Pinot Noir!  

 

Navegue pela nossa adega e descubra vinhos incríveis de uvas Chardonnay, Sangiovese, Pinot Noir e muitas outras! 

Leia também:

Vinícolas na América do Sul para você beber e comer bem!

O que torna um vinho caro?

Os top sommeliers das Américas e onde você pode encontrá-los

 

 

Sobre RBG Vinhos

A RBG Vinhos foi fundada em 1998, em São Paulo. Sua vocação: procurar continuamente oportunidades no mundo do vinho, buscando sempre aliar qualidade e bons preços. Seus clientes recebem semanalmente uma newsletter com as melhores sugestões e promoções. Se também quiser receber as recomendações de Ricardo Bohn Gonçalves, cadastre seu email ao lado.
RECEBA NOSSA NEWSLETTER


Se beber, não dirija. Aprecie com moderação.
A venda de bebidas alcoólicas é proibida para menores de 18 anos.

+55 11 3676-1781
rbgvinhos@rbgvinhos.com.br