Dicas para servir um vinho com a elegância de um profissional

Até você chegar no primeiro gole e começar a degustação propriamente dita, existe todo um ritual para servir o vinho que vale a pena conhecer. Entender as regras do que se costuma chamar de serviço do vinho torna toda a experiência ainda mais rica. Confira nossas dicas:

1. A sequência: de modo geral, o serviço deve começar pelo Champagne, como aperitivo, depois virão os brancos leves, em seguida os brancos mais encorpados, os rosés, os tintos leves, os tintos mais encorpados e os vinhos de sobremesa fechando a refeição.

2. Garrafas de vinhos brancos e espumantes em geral devem ser mantidas dentro de baldes de gelo para preservar a temperatura. Antes de servir, vire a garrafa de cabeça para baixo no balde e deixe por um minutinho apenas para que ela fique gelada por inteiro!

3. Abra o vinho: treine antes, assista vídeos no YouTube para aprender como fazer, mas na hora H lembre-se que a garrafa de vinho deve ser aberta no ar e não apoiada na mesa. Use a faquinha que vem junto com o saca-rolhas (ou qualquer outra faca, claro!) para tirar a cápsula (com cuidado para não machucar os dedos, certo?). Passe o guardanapo na rolha para tirar alguma sujeirinha. Depois apoie a ponta do saca-rolha no centro da rolha e vá torcendo até que ele esteja inteiro dentro da rolha. Agora use o abridor como alavanca e puxe com calma e gestos controlados (sim, precisa de algum treino). Importante: ao sair, a rolha não deve fazer nenhum ruído (talvez você possa fazer uma exceção no ano-novo, mas aí escolha um espumante baratinho só para fazer a rolha estourar na hora da virada!)

4. Segure a garrafa: se você segurar a garrafa por trás, como se quisesse abraçar o rótulo com a mão vai saber que está na posição correta. É sinal de gentileza deixar o rótulo sempre visível para seus convidados saberem o que vão beber. A mão que apenas apoia a garrafa pode segurar um guardanapo. Isso vai ser bem útil para evitar respingos e gotas.

5. As senhoras primeiro? Não. Você coloca um pouquinho de vinho no seu copo e prova. Só depois serve as senhoras.

6. Todos os movimentos devem ser lentos e você deve prestar atenção no que está fazendo. O gargalo da garrafa, por exemplo, jamais deve tocar na borda do copo. Mão firme nesta hora. No final, dê uma giradinha na garrafa para recolher as gotas que sobrarem. O guardanapo ajuda a evitar os respingos.

7. Despeje o vinho lentamente no centro da taça. Se for servir espumante, faça isso de forma ainda mais lenta, espere as borbulhas assentarem e só então complete a taça. Mas atenção, apesar das taças terem bojos grandes, você nunca deve enchê-las. A quantidade ideal seria algo em torno de 120ml a 150 ml. Ou seja, menos da metade de um copo comum. A razão? Primeiro faça a conta, se uma garrafa de vinho tem 750 ml e você tem 4 convidados, se encher o copo do primeiro, os demais vão ter que tomar água. No caso dos brancos e dos espumantes, você deve servir ainda menos quantidade: quem quer que o vinho fique esquentando dentro da taça? Como regra geral: é sempre melhor servir mais vezes do que encher o copo!

8. Não é à toa que vinhos nunca são servido em copos. Segurar a taça sempre pela haste e jamais pelo bojo evita que a temperatura da sua mão interfira na temperatura do vinho.

9. Todos servidos? Nas degustações ‘profissionais’, costuma-se dizer que o brinde é o aspecto auditivo da experiência de saborear o vinho. Então não perca a oportunidade e depois que terminar de servir todos os convidados, finalize o serviço do vinho com a maior elegância: levante a taça e proponha o brinde!

 

Leia também

A arte de servir o vinho

7 detalhes que podem ser úteis quando você for comprar sua próxima garrafa de vinho

Da esquerda para a direita?

A arte da harmonização

Vinícolas da América do Sul para você comer bem e beber bem

Na nossa adega você encontra vinhos Bons e Baratos 

do mundo todo assim como vinhos exclusivos e especiais! 

Navegue por lá!

Sobre RBG Vinhos

A RBG Vinhos foi fundada em 1998, em São Paulo. Sua vocação: procurar continuamente oportunidades no mundo do vinho, buscando sempre aliar qualidade e bons preços. Seus clientes recebem semanalmente uma newsletter com as melhores sugestões e promoções. Se também quiser receber as recomendações de Ricardo Bohn Gonçalves, cadastre seu email ao lado.
RECEBA NOSSA NEWSLETTER


Se beber, não dirija. Aprecie com moderação.
A venda de bebidas alcoólicas é proibida para menores de 18 anos.

+55 11 3676-1781
rbgvinhos@rbgvinhos.com.br