Me encantando por Bordeaux, por Silvia Bohn Gonçalves

Quando eu disse que ia para Bordeaux, as pessoas me deram todas as dicas sobre vinícolas, restaurantes e winebars. Saí do Brasil sabendo exatamente o que ia comer e beber. Mas não fazia ideia do que ia ver!

Mas a verdade é que cidade de Bordeaux é uma das mais lindas que já conheci!

Logo ao chegar, fomos direto ao office de tourisme, o centro de informações para quem, como nós, não fazia ideia por onde começar (era cedo para beber!). Fica a algumas quadras do cais, perto do Grand Théatre de Ópera da cidade. A lojinha de souvenirs, acredite, vale a visita: fazia qualquer enófilo enlouquecer! Os mais diferentes modelos de saca-rolha, infinitos ímãs de geladeira, utensílios e tudo o que mais pode existir relacionado ao mundo do vinho, todos aqueles "cacarecos" divertidos, sabe? Amei!

Bordeaux, o centro de uma das mais famosas regiões produtoras de vinhos do mundo, é uma cidade portuária, às margens do Rio Garonne, no sudoeste da França. Não é uma cidade enorme e a maioria dos passeios você faz a pé, a partir do centre ville, o centrinho onde estão a incrível Cathédrale de Saint-André do século 13, as mansões do século 18 (algumas parecem castelos!), o Museu de Arte, o Grand Théâtre de Bordeaux, a Place de la Bourse com seu espelho d’água de tirar o fôlego, e os jardins, impecáveis, acompanhando a margem do rio. Essa é a chamada margem esquerda do rio.

Tudo lindo! Mas minha surpresa foi a tal margem direita do rio.

A dica é pegar o trem, atravessar umas das várias pontes que cruzam o rio e ir apreciar a vista no por do sol. De tirar o fôlego!

Chegando lá, fizemos o que todos na cidade fazem, caminhar à beira do rio. As margens do rio, direita ou esquerda, convidam as pessoas a andar a pé ou pedalar, apreciando a vista, sentar para tomar um drink em um dos inúmeros cafés e restaurantes, ficar horas vendo o movimento sem fim.

Na margem esquerda, fomos caminhando até o Jardim Botânico, imenso e que funciona mesmo como um centro de pesquisas sobre plantas medicinais e ecologia. O lugar ganhou prêmios europeus pelo paisagismo. Vale a visita!

No Quai de Queyries, nos encantamos com o super efervescente Darwin Ecosystème, um antigo quartel transformado em uma espécie de bairro ideal da economia verde, com uma fazenda urbana, um skate-park, palcos e teatros abertos para artistas e grafites, espaços para co-working, lojinhas e um restaurante, o Le Magasin, o maior “restô” bio da França. Tudo decorado com objetos e móveis reciclados!

Claro, nós fomos na Citè du Vin, uma imensa construção de arquitetura contemporânea, semelhante a um decanter, que também fica às margens do rio Garonne. São 3 mil metros quadrados de exposição, com salas interativas, tudo pensado nos detalhes para provocar seus sentidos. A visita, claro, termina com uma taça de vinho (suco de uva para as crianças).

E também fomos visitar vinícolas, experimentamos vinhos incríveis, que dificilmente chegam ao Brasil, comemos macarons, tartares, moules e muita batata frita!

Mas de tudo, o que me apaixonou foi a própria cidade, uma combinação de tradição com inovação que você vê e sente em cada esquina. Vá beber e comer em Bordeaux, mas não deixe de se encantar por Bordeaux!

Leia mais:

Descobrindo a Cidade do Vinho

Os mais famosos cortes de vinho, além do corte bordalês

A marca registrada de Bordeaux, o corte bordalês 

Vinhos de corte: o melhor de cada uva 

Château Andriet e os Bordeaux Supérieurs 

Você econtra vinhos da região de Bordeaux, como o Beau Rivage Premium Bordeaux Supérieur e o Château Beauvallon na adega da RBG Vinhos!

Sobre RBG Vinhos

A RBG Vinhos foi fundada em 1998, em São Paulo. Sua vocação: procurar continuamente oportunidades no mundo do vinho, buscando sempre aliar qualidade e bons preços. Seus clientes recebem semanalmente uma newsletter com as melhores sugestões e promoções. Se também quiser receber as recomendações de Ricardo Bohn Gonçalves, cadastre seu email ao lado.
RECEBA NOSSA NEWSLETTER


Se beber, não dirija. Aprecie com moderação.
A venda de bebidas alcoólicas é proibida para menores de 18 anos.

+55 11 3676-1781
rbgvinhos@rbgvinhos.com.br