Uva rara: Gouais Blanc, Casanova das uvas

Alguns chamam de Casanova, outros preferem respeitosamente falar “a matriarca”. A uva Gouais Blanc, a rigor, ficou conhecida como sendo de origem francesa, mas é provável que seja tão antiga quanto as primeiras taças de vinho que os humanos produziram, há uns 8000 anos. E talvez tenha nascido em algum lugar montanhoso da Europa Oriental. Armênia, Azerbaidjão, Georgia, o sul da Península de Anatólia, o leste da Turquia, o norte do Irã são fortes candidatos a terem sido o berço desses vinhedos ancestrais. Na Idade Média fazia par com a Pinot Noir em muitos vinhedos da França, ocupando aqueles cantinhos de terreno que ninguém queria usar para plantar Pinot. Esse fato explica o nome e o outro apelido da Gouais, “uva dos camponeses” e dá uma pista dos vinhos que eram produzidos com ela: simples, ácidos, com aroma de peras. Pois a grande surpresa vem agora, prepare-se: a Gouais deu origem a nada menos do que 80 variedades de outras Vitis Viniferas da Europa, incluindo, pasmem, a Chardonnay, Riesling e Gamay.

Hoje, ela só não está em extinção porque nunca deixou de ser cultivada na Suíça. Aliás, desde 1540 a uva, sob o nome de Gwäss, ocupa os altos e frios vinhedos da região do Haut Valais. E pela tenacidade de alguns produtores aventureiros e heroicos, como Josef-Marie Chanton que, junto com o geneticista renomado, autor do livro Wine Grapes, Dr Jose Vouillamoz, fundou uma associação para proteger essas uvas raras e hoje é o autor do melhor vinho produzido com a Gouais: o Chanton Weine Gwass. Com técnicas modernas de produção, a Gouais, resistente e muito produtiva, quem sabe volta a fazer parte da lista de vinhos intrigantes, surpreendentes e que a gente não pode deixar de experimentar, nem que seja uma vez na vida.

Não vá embora sem ler 
Chablis não são Chardonnays, são...Chablis! 
O incrível e diverso mundo das uvas de Portugal

Sobre RBG Vinhos

A RBG Vinhos foi fundada em 1998, em São Paulo. Sua vocação: procurar continuamente oportunidades no mundo do vinho, buscando sempre aliar qualidade e bons preços. Seus clientes recebem semanalmente uma newsletter com as melhores sugestões e promoções. Se também quiser receber as recomendações de Ricardo Bohn Gonçalves, cadastre seu email ao lado.
RECEBA NOSSA NEWSLETTER


Se beber, não dirija. Aprecie com moderação.
A venda de bebidas alcoólicas é proibida para menores de 18 anos.

+55 11 3676-1781
rbgvinhos@rbgvinhos.com.br