As 5 uvas favoritas do planeta

Existem algo como 10 mil variedades de uvas viníferas no mundo à disposição dos vitivinicultores. No entanto, apenas 15 variedades ocupam metade dos vinhedos do planeta. A discrepância é mais evidente, claro, no Novo Mundo, mas existe em toda parte uma concentração grande de variedades utilizadas. A razão? São várias. De modo geral as “favoritas” dos produtores são uvas mais adaptáveis, mais no gosto do mercado, mais no gosto das pessoas. Essa tendência, no entanto, vem sendo desafiada em quase todas as regiões produtoras de vinhos. De uns tempos prá cá, a ordem é experimentar, valorizar uvas nativas, ancestrais, às vezes até ameaçadas de extinção. Por conta disso, o mapa de variedades cultivadas no mundo não para de mudar e deve mudar ainda mais.

Segundo o relatório sempre ansiosamente aguardado, feito pelo professor Kym Anderson e pelo dr. Signe Nelgen, da Universidade de Adelaide, na Austrália, as 5 uvas mais populares (leia-se mais cultivadas) do mundo são:

Cabernet Sauvignon. Adivinhou que seria a primeira? Mas não por muito tempo, desconfia Jancis Robinson. Nativa de Bordeaux, a Cabernet Sauvignon é resultado do cruzamento da Cabernet Franc e da Sauvignon Blanc e se tornou uma das principais ­variedades do Corte Bordalês. Apesar de francesa, a Cabernet Sauvignon adapta-se bem aos mais diferentes solos e climas, por isso é encontrada em 7% dos vinhedos do mundo, embora venha perdendo algum espaço para a Malbec e a Shiraz.

Merlot. É o par perfeito da Cabernet Sauvignon no Corte Bordalês, junto com a Cabernet Franc. É ela que se contrapõe à austeridade dos taninos da Cabernet Sauvignon e adiciona o aveludado quase sensual tão típico de um Pomerol ou de um Saint Émilion.  A Merlot é uma uva tinta suave e delicada. Apesar de ser francesa de carteirinha, adaptou-se muito bem a outras regiões e, em poucos anos, já estava presente na Itália, Chile, Argentina e claro, Brasil, mais especificamente, na Serra Gaúcha. Apesar de ser uma uva versátil, tradicionalmente usada nos mais importantes blends do mundo do vinho, ela vem sendo valorizada em varietais. O mais ilustre? Château Petrus.

Tempranillo. Além de ser a mais famosa variedade da Espanha, é uma das mais antigas do planeta: a Tempranillo já era cultivada no ano 1000 a.C. na região que hoje é conhecida como a província de Cádis, bem ao sul da Espanha. Hoje, virou a uva típica da Rioja, mas também adapta-se bem solos e climas diversos: em Portugal é conhecida como Tinta Roriz, figurinha presente em vários blends pelo país.

Airén é uma variedade branca também muito cultivada na Espanha. Junto com a Tempranillo, ocupa 45% dos vinhedos espanhóis (no caso da Airén, sobretudo nas vinhas das planícies da região da Mancha, terra de Don Quixote)! Mas é usada sobretudo para produzir Jerez, daí ser uma quase desconhecida, perto das outras tops, embora hoje até já tem que esteja experimentando varietais produzidos com Airén.

Chardonnay, a uva branca favorita do mundo. Nativa da Borgonha, na França, hoje é cultivada um pouco por toda parte. Nos EUA é a variedade com maior área de plantio. E o cultivo de Chardonnay só faz crescer porque além dos brancos típicos, ela é a cara da maior parte dos champanhes e espumantes que andam por aí.

Relatório WHICH WINEGRAPE VARIETIES ARE GROWN WHERE? Adelaide University

Reportagem de Jancis Robinson sobre o relatório e as tendências do mercado a partir daí. Tem que ler 

Leia mais:

Minúsculo Dicionário de Palavras Fundamentais do Mundo do Vinho

Tudo sobre Cabernet Sauvignon

A marca registrada de Bordeaux, o corte bordalês

Vinhos de corte: o melhor de cada uva

Château Andriet e os Bordeaux Supérieurs

 

Sobre RBG Vinhos

A RBG Vinhos foi fundada em 1998, em São Paulo. Sua vocação: procurar continuamente oportunidades no mundo do vinho, buscando sempre aliar qualidade e bons preços. Seus clientes recebem semanalmente uma newsletter com as melhores sugestões e promoções. Se também quiser receber as recomendações de Ricardo Bohn Gonçalves, cadastre seu email ao lado.
RECEBA NOSSA NEWSLETTER


Se beber, não dirija. Aprecie com moderação.
A venda de bebidas alcoólicas é proibida para menores de 18 anos.

+55 11 3676-1781
+55 11 94116-4445
rbgvinhos@rbgvinhos.com.br