7 perguntas sobre os vinhos da Argentina para testar seus conhecimentos

Apesar das dificuldades econômicas provocadas pela pandemia, o volume das exportações de vinho da Argentina, aumentou, mesmo durante os primeiros meses da pandemia da Covid-19, como vinha fazendo nas últimas duas décadas. O aumento nas exportações, no entanto, não impediu o faturamento de encolher. O fenômeno não ocorreu apenas na Argentina. Mas preocupa. Os produtores de vinho argentinos protagonizaram uma revolução nas últimas décadas, que recolocou a Argentina entre os grandes produtores de vinho do mundo. Mais do que isso, graças ao esforço coletivo dos produtores, aos investimentos em modernização e inovação, e à estratégia de valorização da uva Malbec, a absoluta preferida dos vinhedos de Mendoza, a Argentina vem revelando seu potencial de fazer vinhos de grande qualidade e tornou-se uma promessa para grandes investidores. Bom para todos, inclusive para nós, consumidores. Por isso, a gente torce para que o país tenha fôlego suficiente para preservar todas essas conquistas.

Mas além de saber que os argentinos são os campeões planetários dos grandes rótulos de Malbec, o que mais você sabe sobre a produção de vinho dos nossos vizinhos? Preparamos algumas perguntinhas para provocar sua curiosidade. Você sabia que:

  • A Argentina é o 5o. maior produtor de vinho do mundo, atrás de Itália, França, Espanha e Estados Unidos? 
  • E o 10º. maior exportador em termos de volume, na frente até da Nova Zelândia? 
  • Mais de 60% do vinho produzido na Argentina vem de Mendoza?
  • A uva mais famosa da Argentina é a Malbec?
  • Mendoza, que hoje é uma das mais prósperas províncias da Argentina, fica na região de Cuyo?
  • 58% da produção de vinhos é feita a partir de uvas tintas
  • A única variedade de uva branca nascida e criada na Argentina chama-se Torrontés Riojano
  • A segunda variedade de uva mais cultivada depois da Malbec é a Bonarda?

(Os dados são da Wines of Argentina e do Relatório International Organization of Vine and Wine, State of the Vitivinicultural Sector in 2019

Leia na Forbes a interessante reflexão de  Dominic Houlder, professor da London Business School, sobre os ensinamentos que a produção de Malbec tem para oferecer aos empreendedores de modo geral.

Quer ler mais sobre o mundo do vinho?

Dicas para servir um vinho com a elegância de um profissional

Como reconhecer um bom Pinot Noir?

Como identificar se o vinho está “azedo”

Como harmonizar

Na nossa adega você encontra sugestões de vinhos Bons e Baratos, rótulos exclusivos ou especiais do mundo todo para você experimentar.




Sobre RBG Vinhos

A RBG Vinhos foi fundada em 1998, em São Paulo. Sua vocação: procurar continuamente oportunidades no mundo do vinho, buscando sempre aliar qualidade e bons preços. Seus clientes recebem semanalmente uma newsletter com as melhores sugestões e promoções. Se também quiser receber as recomendações de Ricardo Bohn Gonçalves, cadastre seu email ao lado.
RECEBA NOSSA NEWSLETTER


Se beber, não dirija. Aprecie com moderação.
A venda de bebidas alcoólicas é proibida para menores de 18 anos.

+55 11 3676-1781
+55 11 94116-4445
rbgvinhos@rbgvinhos.com.br