A uva: Barbera

Continuando com nossos posts especiais sobre as uvas mais famosas do mundo, a escolhida da vez foi a italiana Barbera. Confira algumas curiosidades sobre a segunda uva mais produzida da Itália!

Historiadores suspeitam de que a Barbera exista desde o século XVII, na região do Piemonte, na norte da Itália. De casca fina, coloração intensa e uma leve presença de taninos, ela era uma uva tão comum na região que até a década de 1970 era usada para produzir apenas vinhos do dia a dia. Isso vem mudando graças à criação da DOC Barbera d’Asti, em 1970, e à iniciativas de produtores locais. Hoje, é a segunda uva mais cultivada no país, ficando apenas atrás da Sangiovese e produz vinhos de altíssima qualidade. 

Por ser caracteristicamente ácido, o vinho produzido a partir da uva Barbera harmoniza muito bem com pratos de personalidade forte, assim podemos dizer, como carnes de cordeiro, temperos e ingredientes especiais, como as famosas trufas italianas. Seus taninos são moderados, apesar da sua cor púrpura intensa. Em geral, são vinhos de corpo leve e graduação alcoólica moderada.

Alguns dos mais renomados vinhos Barbera são G.D. Vajra Barbera d’Alba D.O.C. Superiore, Ceretto Vini Barbera d'Alba D.O.C. Piana e Michele Chiarlo Barbera D'Asti Barbera d'Asti Superiore Nizza La Court Vigna Veja DOCG.

Confira o infográfico abaixo:

Sobre RBG Vinhos

A RBG Vinhos foi fundada em 1998, em São Paulo. Sua vocação: procurar continuamente oportunidades no mundo do vinho, buscando sempre aliar qualidade e bons preços. Seus clientes recebem semanalmente uma newsletter com as melhores sugestões e promoções. Se também quiser receber as recomendações de Ricardo Bohn Gonçalves, cadastre seu email ao lado.
RECEBA NOSSA NEWSLETTER


Se beber, não dirija. Aprecie com moderação.
A venda de bebidas alcoólicas é proibida para menores de 18 anos.

+55 11 3676-1781
rbgvinhos@rbgvinhos.com.br