Desvendando um rótulo italiano

Os tipos de vinho
Vino di Tavola, os vinhos produzidos segundo regras mais flexíveis, e, também os mais genéricos. Em geral, o rótulo traz poucas informações adicionais sobre uvas, por exemplo, além de tinto, branco, espumante. Um vino di távola pode ser produzido em qualquer região.

IGT (Indicazione Geografica Tipica), indica os vinhos produzidos em áreas determinadas, mas não necessariamente produzidos com esse ou aquele tipo específico de uva, o que, em geral, dá mais espaço para os produtores experimentarem e combinarem uvas de formas mais livres do que aquelas estabelecidas pelas DOC e DOCG.

DOC (Denominazione di Origine Controllata). Os vinhos com o selo DOC vem de regiões específicas e bem definidas. Devem ser produzidos apenas com uvas que seguem as regras da denominação. O padrão na Itália foi estabelecido em 1963 e existem cerca de 300 DOCs.  Neste nível você encontra nomes mais reconhecíveis, como Barbera, Montalcino, Dolcetto, Montepulciano or Prosecco.

DOCG (Denominazione di Origine Controllata e Guarantita) , sob essa denominação estão os vinhos não apenas feitos em regiões determinadas, com regras ainda mais estritas mas também aqueles vinhos que conquistaram reputação de excelência ao longo de décadas. As DOCGs foram criadas na década de 1980 e existem apenas 74 hoje, embora a tendência seja esse número aumentar.

É bom ter em mente que a disposição destas informações nos rótulos muda de acordo com o país de origem dos vinhos. Portanto, como cada lugar tem suas particularidades, vamos por partes. Começamos com os americanos (leia aqui). Hoje, a vez é dos italianos.

Veja no infográfico abaixo como são os rótulos de vinhos italianos e quais informações aparecem neles:

 

Antes, um glossário com algumas palavras que podem aparecer no rótulo:

Amabile: Semi-doce

Azienda: Produtor

Bianco: Branco

Chiaretto: Rosé

Classico: Produzido na zona mais antiga e tradicional da Região

Dolce: Doce

Fattoria: Propriedade

Novello: Vinhos muito jovens, geralmente colocados à venda após a fermentação, e que devem ser consumidos em, no máximo, três meses

Passito: Feito com uvas que passaram por um processo de secagem

Riserva: Vinho que teve um processo de envelhecimento maior

Rosso: Tinto

Superiore: Com teor alcoólico maior que a versão normal

Tenuta: Propriedade

NOME DO VINHO
É a marca do vinho, mas também pode ser o nome da vinícola ou do vinhedo. Geralmente aparece com grande destaque no rótulo.

SAFRA
É o ano em que as uvas foram colhidas. Não é uma informação obrigatória. Mas, quando aparece, indica que 95% das uvas utilizadas na fabricação do vinho foram colhidas naquele ano.

CLASSIFICAÇÃO
IGT, DOC E DOCG: Indicação de Geografia Típica, Denominação de Origem Controlada e Denominação de Origem Controlada e Garantia. Quando não há nada especificado, o vinho é provavelmente um vino di tavola.

REGIÃO DE ORIGEM
De acordo com as 20 regiões italianas: Vale de Aosta, Piemonte, Ligúria, Lombardia, Toscana, Sardenha, Lácio, Apúlia, Vêneto, Trentino-Alto Ádige, Friul-Venécia Júlia, Emília-Romanha, Úmbria, Marcas, Sicília, Campânia, Molise, Basilicata, Abruzos e Calábria.

NOME DA UVA
Indica qual uva foi usada na produção do vinho. Em alguns casos, encontramos apenas Bianco, Chiaretto ou Rosso (branco, rosé ou tinto), sem mais especificações da uva.

GRADUAÇÃO ALCOÓLICA
Aparece em porcentagem no rótulo para indicar o teor de álcool do vinho. Quanto maior a concentração de álcool no vinho, mais maduras e mais doces as uvas utilizadas na fabricação.

QUANTIDADE DE VINHO
Normalmente, as garrafas contêm 750ml de vinho, mas existem garrafas de outros tamanhos. Sempre vai ser indicado no rótulo.

 

Sobre RBG Vinhos

A RBG Vinhos foi fundada em 1998, em São Paulo. Sua vocação: procurar continuamente oportunidades no mundo do vinho, buscando sempre aliar qualidade e bons preços. Seus clientes recebem semanalmente uma newsletter com as melhores sugestões e promoções. Se também quiser receber as recomendações de Ricardo Bohn Gonçalves, cadastre seu email ao lado.
RECEBA NOSSA NEWSLETTER


Se beber, não dirija. Aprecie com moderação.
A venda de bebidas alcoólicas é proibida para menores de 18 anos.

+55 11 3676-1781
rbgvinhos@rbgvinhos.com.br