INFO: O que diz o rótulo? Vinhos da América do Sul

Apesar de, a rigor, podermos usar as mesmas categorias para identificar os rótulos dos vinhos da América do Sul, sempre existe um risco nessas generalizações. De modo geral, a grande diferença em relação aos rótulos do Velho Mundo é que por aqui é costume estampar no rótulo o nome da uva. Apesar do que isso vem se tornando prática mesmo na Europa. Faz sentido, não é? Todo mundo que gosta de vinho sabe onde fica Bordeaux ou a Toscana, mas aqui as regiões até algumas décadas eram perfeitamente novas e desconhecidas. 


Algumas diferenças curiosas: os rótulos dos vinhos argentinos, por exemplo, em geral são escritos em inglês e trazem informações básicas, como nome da vinícola, região e variedade de uva. Os rótulos do Chile lembram os da Espanha e por vezes, você encontra expressões que lá são regulatórias e aqui são meramente ilustrativas. Um Reserva chileno estagiou alguns meses em barricas, e um Gran Reserva ficou ainda mais tempo na madeira, mas o tempo é sugerido, não obedece a uma lei. Da mesma forma, em alguns rótulos a gente encontra a menção Embotellado en Origen ou Engarrafado na Origem, e, se lá isso significa referência a determinada IGP ou DOC, aqui é mais uma valorização da procedência e do fato de que o vinho foi colhido com uvas de vinhedos próprios, produzido e engarrafado pela própria vinícola. 


Informações como Vinhas Velhas, indicativas de que o vinho foi produzido com uvas de vinhedos de mais de 25 anos, ou a assinatura da vinícola, como no caso da Los Boldos, que coloca nos rótulos logo abaixo do seu logo, a frase O Espírito do Cachapoal, também estão estampadas no rótulo e ajudam a gente a identificar o vinho que está dentro da garrafa. 


Na verdade, a gente tenta simplificar, mas no fundo, se rótulo de vinho fosse algo trivial, não existiram tantos colecionadores apaixonados por eles! 



E por falar em rótulos, leia também:

O que diz o rótulo do vinho que está na sua mão?


Como entender os rótulos dos vinhos portugueses? 

Como entender os rótulos dos vinhos italianos? 

Os rótulos do barão

 

Sobre RBG Vinhos

A RBG Vinhos foi fundada em 1998, em São Paulo. Sua vocação: procurar continuamente oportunidades no mundo do vinho, buscando sempre aliar qualidade e bons preços. Seus clientes recebem semanalmente uma newsletter com as melhores sugestões e promoções. Se também quiser receber as recomendações de Ricardo Bohn Gonçalves, cadastre seu email ao lado.
RECEBA NOSSA NEWSLETTER


Se beber, não dirija. Aprecie com moderação.
A venda de bebidas alcoólicas é proibida para menores de 18 anos.

+55 11 3676-1781
+55 11 94116-4445
rbgvinhos@rbgvinhos.com.br