INFOGRÁFICO: As estações do ano e o tempo na vinícola

O auge do tempo da uva, no caso das Vitis Viniferas, que são as uvas que produzem vinhos, é, sem dúvida, a época da colheita. Uma vez a uva colhida, o risco de pragas, doenças, desastres climáticos, tudo afastado, os produtores comemoram! Não à toa, festas da vindima são acontecimentos festejados em todas as regiões produtoras de vinho do planeta! E, por conta disso, também são momentos excepcionais para você incluir no seu roteiro de enoturismo: essa é a hora em que as vinícolas estão em festa!

Aqui no hemisfério sul, a colheita é, em geral, realizada ao longo de seis meses, de janeiro (no caso das uvas para produzir espumantes, por exemplo) até junho (no caso das uvas que vão produzir vinhos de colheita tardia ou vinhos de sobremesa, como se diz). Lá pelo mês de fevereiro, as uvas para os brancos devem estar prontas para serem colhidas, um pouco mais tarde, é a vez das uvas tintas.

Mas o Brasil é um país gigante e hoje a produção de vinhos ocupa uma área de 78 mil hectares de vinhedos, que vai desde o extremo sul até quase o equador. Isso inclui regiões de clima temperado, subtropicais e mesmo polos tropicais. Tanta diversidade ambiental comanda ajustes no processo, combinações de inovação, tecnologia e criatividade, que incluem, além do característico repouso hibernal das regiões temperadas, dois ciclos anuais nas áreas subtropicais e podas sucessivas nas áreas de viticultura tropical. Parece um processo complicado e complexo e é mesmo!

Em boa parte dos vinhedos do país, conheça o ciclo da uva. Veja só:

 

Quer ler mais? Veja aqui: Produção do vinho

Leia mais:

Minúsculo Dicionário de Palavras Fundamentais do Mundo do Vinho

Tudo sobre Cabernet Sauvignon

A marca registrada de Bordeaux, o corte bordalês

Vinhos de corte: o melhor de cada uva

Château Andriet e os Bordeaux Supérieurs

Sobre RBG Vinhos

A RBG Vinhos foi fundada em 1998, em São Paulo, por Ricardo Bohn Gonçalves. Nossa vocação é procurar continuamente oportunidades no mundo do vinho, buscando sempre aliar qualidade e bons preços e oferecer a melhor curadoria para orientar a sua escolha.

Para receber as recomendações de Ricardo Bohn Gonçalves, cadastre seu email e seu número de Whatsapp ao lado.

Além de poder comprar seus vinhos por email e por Whatsapp, você também pode escolher seus rótulos favoritos navegando pela nossa adega.

RECEBA NOSSA NEWSLETTER


Se beber, não dirija. Aprecie com moderação.
A venda de bebidas alcoólicas é proibida para menores de 18 anos.

+55 11 3676-1781
+55 11 94116-4445
rbgvinhos@rbgvinhos.com.br