Massa alla Carbonara e seus vinhos, para quem anda experimentando na cozinha

Comecei a cozinhar na quarentena. Cozinhava muito pouco, quase nada, para falar a verdade. Mas ficar em casa, com mais tempo, me fez arriscar! Comecei com torta, bolos e estou indo, indo...

Minha amiga Roberta Amaral é como eu: AMA massas. Roberta, junto com o marido, Jorge, tem um perfil no Instagram com dicas incríveis de restaurantes e receitas daquelas que sempre dão certo. Você já deve conhecer o Palpites Gourmets, porque o perfil tem milhares de seguidores. Se ainda não conhece, vale seguir porque as dicas são mesmo boas! Já peguei duas receitas da Roberta:  molho pesto de manjericão e massa alla carbonara!

Fazer a primeira vez sempre é aquela tensão: vai dar certo ou não? No caso da receita de carbonara, Roberta me explicou que a hora de colocar os queijos com os ovos na massa era o momento crucial porque se o fogo estiver ligado, vira ovo mexido. Fiquei com aquilo na cabeça “não pode virar ovo mexido”, desliga o fogo....

No final deu tudo certo e ficou uma delícia! No último final de semana fiz de novo e ficou melhor ainda!!!

Agora que eu já contei das minhas aventuras na cozinha durante essa quarentena, veja a receita, tal como está no perfil da Roberta e que ela fez a gentileza de disponibilizar aqui para os leitores do blog da RBGVinhos.

 “Carbonara é aquele prato que me lembra infância. Minha avó fazia e eu sempre amei (atualmente ela praticamente não cozinha mais), mas nunca tínhamos feito em casa. Ficou ótima!"

MASSA ALLA CARBONARA
2 pessoas

Ingredientes:
250gr massa;
100gr pancetta picada ou em lascas;
4 gemas + 1 ovo inteiro;
35gr de queijo parmesão;
35gr de queijo pecorino
30gr manteiga;
2 dentes de alho;

Num bowl, misture os queijos, o ovo e as gemas. Acrescente um pouco de pimenta do reino. Reserve.
Cozinhe a pancetta na manteiga (não use muita manteiga porque a pancetta já é gordurosa). Nós acrescentamos 2 dentes de alho sem casca, que ao final do cozimento, foram retirados.

Numa panela separada, cozinhe a massa conforme seu gosto. Quando ela estiver al dente (que é o ponto que nós gostamos aqui em casa), guarde um pouco da água de cozimento, escorra a massa e coloque-a na panela da pancetta.

Com o fogo desligado, acrescente os queijos e ovos (se o fogo estiver ligado, o ovo vai cozinhar e teremos massa com ovo mexido).

Se a massa estiver seca, acrescente um pouco da água do cozimento da macarrão. Nós não usamos! Acerte sal e pimenta do reino.

Misture bem! Sirva imediatamente!


Dicas:
Geralmente usa-se espaguete para a massa alla carbonara, mas nós usamos bavette. Massas compridas, nem muito finas, nem muito grossas, vão bem.

É possível usar apenas queijo parmesão (80gr) e substituir a pancetta pelo bacon (nós preferimos pancetta). Adapte conforme seu gosto.

Nós não usamos creme de leite.

Cuidado com o sal, porque os queijos (principalmente o pecorino) já são salgados.”

 

Agora vá lá conhecer o @palpitesgourmets e não esqueça de acessar os destaques para ver todas as receitas (ou #palpitesgourmetsreceita) e outras ideias para você arrasar na cozinha nessa quarentena. Mas antes de sair, escolha o vinho para harmonizar. As sugestões de Ricardo Bohn Gonçalves são vinhos mais encorpados, italianos, de preferência, como Brunelos e os Chianti Riserva. Um bom primitivo também harmoniza bem e, claro, todos os Barolos! Na adega da RBGVinhos você pode escolher o Montostoli Chianti DOCG, Arenile Montepulciano d’Abruzzo, e qualquer dos rótulos dos nossos Barolos (clique aqui para acessar uma das prateleiras favoritas da nossa adega!)

Sobre RBG Vinhos

A RBG Vinhos foi fundada em 1998, em São Paulo. Sua vocação: procurar continuamente oportunidades no mundo do vinho, buscando sempre aliar qualidade e bons preços. Seus clientes recebem semanalmente uma newsletter com as melhores sugestões e promoções. Se também quiser receber as recomendações de Ricardo Bohn Gonçalves, cadastre seu email ao lado.
RECEBA NOSSA NEWSLETTER


Se beber, não dirija. Aprecie com moderação.
A venda de bebidas alcoólicas é proibida para menores de 18 anos.

+55 11 3676-1781
rbgvinhos@rbgvinhos.com.br